Bem Vindos!!!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Só flores?

Sem sombra de dúvidas, esta modalidade de ensino surgiu para democratizar a educação, quebrando barreiras temporais e espaciais. Quantos já se beneficiaram de cursos on line para obter aperfeiçoamento, graduação, entre outros. Por meio do ensino a distância, muitos que não tiveram a oportunidade de estudar podem adequar seu tempo e disponibilidade para concluir um curso.
O diferencial também é a forma como se aprende, de maneira co-participativa, não é apenas o aluno quem aprende, mas também o professor tem sua forma de aprendizagem mais atuante, por meio de novas descobertas, como se estivesse redescobrindo o aprender, tentando acertar, buscando novos meios, inovando, construindo e modificando sua forma de agir e pensar.
O professor sempre foi e será uma peça chave no ensino, mesmo com a invenção da escrita e posteriormente da impressão o professor jamais foi posto de lado, ele é o elo entre estas tecnologias e o aprendiz, para isso a necessidade de profissionais aptos a difundirem estas ferramentas e preparados para enfrentar novas situações de ensino.
Muitas são as vantagens que um curso a distância pode trazer, a flexibilidade de tempo e horários por exemplo, são sem dúvida um dos pontos mais fascinantes, pois o aluno pode organizar seu próprio horário de estudo de forma flexível, sem no entanto esquecer que isso requer grande disciplina e força de vontade, pois o aluno também pode se perder nesse universo tão amplo.
Os vários recursos que podem ser associados no ambiente também é um ponto relevante, uma aula pode ser enriquecida com vídeos, músicas, planilhas, hipertextos, chats, fóruns, etc. Assim, a aula adquire um dinamismo que em um ambiente presencial não seria tão facilmente ministrado.
Imagine um local de difícil acesso, onde os alunos precisam se deslocar por horas para chegar a um prédio para estudar? Com o ensino a distância esses muros são derrubados, garantindo assim como dito anteriormente, a democratização desse ensino-aprendizagem.
Mas como tudo não é um mar de rosas, existem muitos entraves para que esta modalidade não atinja sua plena função. Ainda contamos com um sistema de conexão atrasada, cara e que não favorece a grande maioria. Nossas escolas não possuem laboratórios como realmente se necessita, com espaços amplos, número de máquinas suficientes e um suporte técnico eficiente. Não se compreende uma instituição que ofereça ensino a distância se valendo apenas dos que possuam internet em casa, é preciso rever toda uma infra-estrutura que dê sustentabilidade e seriedade a modalidade a que se destina. Há muito o ensino foi largado tão e somente nas mãos dos professores que tinham muitas vezes de usar a criatividade por falta de recursos materiais, com o uso das TICs não basta se ter criatividade e boa vontade é necessário se ter qualidade no serviço oferecido e isso requer todo um investimento em infra-estrutura.
No mais, vamos a passos lentos tentando ser agentes de transformação e tentando mergulhar neste oceano que é o ciber espaço e tentar tirar o máximo de aproveitamento e crescimento profissional e acima de tudo tentar ser um profissional melhor e evoluindo nesse sentido.

Colaborem nesta pesquisa!!