É perceptível ver o avanço que a EAD atingiu em relação a facilidade, interatividade e qualidade que foi introduzido aos cursos com o desenvolvimento da tecnologia hoje. Antes, o aluno se sentia um pouco solitário se levar em conta que os cursos eram por correspondência, um pouco reprimido, se pensar nos cursos pela TV. Com a interação síncrona o aluno se sente envolvido em um grupo que está apto a trocar idéias, ajudar, modificar, aprender, descobrir!
Há recursos que fogem de nossa compreensão como por exemplo as videoconferências por hologramas que já é possível, então a cada dia nos surpreendemos com o que a tecnologia é capaz de estimular nosso sistema sensitivo, seja por toque, visão e audição. A ferramenta 3D(se posso assim chamar) hoje já é uma realidade bem próxima que com certeza será um divisor de águas no que se diz respeito a interatividade.
Hoje ensino o ensino a distância solicita que tenhamos um bom navegador de busca em mãos, e sem dúvida é o google o que esbanja uma gama de recursos, como o bloco de notas(que já estou experimentando foi uma novidade, assim como o google livros que já iniciei uma biblioteca particular de pesquisas, o google docs que é uma ferramenta de interação muito rica, o google groups que permite formularmos ambientes de discussão e interação, entre outros.
Ainda falta muito para que esta modalidade de ensino caia nas graças da maioria, a falta de credibilidade, a disciplina em cumprir atividades e a dedicação ainda subtraem em muito. Outro ponto que ainda é gritante é a falta de conhecimento em tecnologia ou a tecnofobia que ainda é uma barreira a ser quebrada. Muitos de nossos colegas ainda temem chegar perto de um computador ou se dizem leigos para realizar um curso on line. Parece coisa do passado mas não é, se fizermos um levantamento em nossas escolas veremos que o mínino de profissionais fazem uso da tecnologia em seu dia-a-dia. Salientando que, ter um celular e não conseguir fazer uso de 50% de suas funções,ou ter um aparato eletrônico de última geração sem explorar totalmente suas funções é fazer subuso do mesmo.
Além claro, da falta de infraestrutura que ainda nos remete a uma conexão lenta que muitas vezes nos deixa a ver navios, sem contar que muitos não possuem nem conexão em suas casas, o que para muitos pode ser facilmente resolvido em lan houses, para tantos não é tão fácil se levar em consideração o término de sua jornada de trabalho às 22h!
É fácil? Não! Mas o que seria da vida sem dificuldades, afinal são com elas que aprendemos!!!!
Em abril do ano passado o Jornal Nacional apresentou matéria sobre o EAD vale conferir:
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,LS0-15457-70493,00.html